Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Nota do PSOL Recife e do Mandato Cidadão de Edilson Silva sobre reunião com lideranças da oposição no Recife

A direção municipal do PSOL em Recife, após a conclusão do processo eleitoral, amparada em posição amadurecida por plenária de apoiadores da candidatura de Edilson Silva a vereador, que galgou ser a terceira mais votada em nosso município, definiu por dar amplo e irrestrito apoio à proposta de criação de um mandato cidadão, popular e colaborativo, articulado com a sociedade civil, para funcionar como o 40º vereador do Recife.

Consoante com esta definição política, definimos construir uma agenda institucional para o mandato, que prevê a busca do diálogo com outros segmentos e forças políticas visando o fortalecimento do controle social sobre a gestão pública, no universo da oposição fiscalizadora e propositiva de soluções para as demandas urgentes da nossa cidade e da sua população.

É neste intuito que estamos procurando lideranças das oposições localizadas no Partido dos Trabalhadores, que fizeram corretas críticas durante o processo eleitoral; é neste intuito que vamos procurar vereadores identificados honestamente com demandas específicas da nossa cidade; que vamos procurar o próprio prefeito Geraldo Julio, para apresentar nossas reivindicações e posicionamentos e também este novo e saudável formato de representação política de parte dos cidadãos e cidadãs recifenses. Com este mesmo intuito aceitamos o convite do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) para reunirmos e debatermos, ainda informalmente, a articulação de forças para qualificar e robustecer a oposição no Recife.

Não se trata, em nenhum desses casos, portanto, de unidade política eleitoral, nem de alianças futuras. Trata-se de uma atitude republicana, de perceber a necessidade – em tempos de fácil adesismo pragmático e fisiológico, do fortalecimento das práticas de fiscalização da gestão pública, num momento em que Recife está diante de empreendimentos que podem redesenhar a fisionomia de nossa cidade pelas próximas décadas.

Queremos e vamos debater a modernização e democratização do processo legislativo municipal; as garantias da participação popular como meio fundamental de amplificar e qualificar a fiscalização e o Controle Social sobre o poder público; vamos colocar na pauta a PPP da Compesa, a revisão da Lei de Ocupação e Uso do Solo cujo anteprojeto que já tramita na Prefeitura, o projeto de navegabilidade do Capibaribe e outras questões fundamentais para a nossa cidade.

Assim, vamos cumprindo com zelo o mandato que a cidade do Recife nos conferiu, sem sectarismos e radicalismos infantis, mas sendo absolutamente firmes em nossos princípios e posições ideológicas e programáticas.

Recife, 15 de outubro de 2012.

PSOL Recife
Mandato Cidadão de Edilson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário